domingo, 31 de maio de 2009

" The Power of Love" - Holly Johnson ( Frankie Goes to Hollyhood)


Quem se recorda deste tema !!! revemos na versão a solo de Holly Jonhson... vocalista dos Frankie Goes to Hollyhood ... recordar os temas de banda , e do seu ritmo dance-pop... feel good.
Revi este tema, nesta versão de Holly... foi à aproximadamente um ano e meio , e os momentos invadiram a memoria e a energia soltou-se , com "o poder do amor".
Revejo com vocês .... é sedutor o seu jeito de interpretar ... a maturidade da voz deu-lhe consistência e enlevo .... bem , é o que me vai na alma.

sábado, 30 de maio de 2009

A minha " turminha" nos Xutos com o Sapo




Os Xutos têm acompanhado várias gerações , sendo transversal á partilha de momentos em ambiente académico.

Mais uma vez o ambiente da turminha se transcendeu .... temos partilhado bons momentos ... pena não termos ficado todos , ou diria todas ....

O tema que sempre me atrai, O " Homem do Leme" ... nunca é de mais revê-los .... Como me tenho sentido o "homem do leme" ! com vontade de " correr o mundo e partir " ...

Á turminha: vocês têm sido uma belíssima companhia na minha viagem

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Nina Simon - Feel Good



Junto a versão da Nina Simon , do tema que referenciei ontem " Felling Good", por referencia do Spark.

A letra do tema aqui


Sem duvida, muito bom , forte ... partilho


Grazie Spark

terça-feira, 26 de maio de 2009

Muse




esta versão do tema " Felling God", dos Muse , na voz de Adam Lambert,

faz-me bem...

sinto-o na pele ,

arrepia-me a alma,

sinto no meu corpo,

o teu amor




Kitesurf e o mar




o mar

hoje senti o teu salpicar,

envolver-me-ía nos teus braços,

e saltava para o abismo da tua alma.

tive saudades do teu toque,

do teu cheiro ...

... soltar o kite e embalar com o vento.

PS: este ano ainda não consegui voltar á prática de kitesurf no Cabedelo, em Viana do Castelo.

escolher o video para abordagem deste tema, e sentir a musica , foi um desafio ....

domingo, 24 de maio de 2009

Pendulum - Slam

Pendulum , ouvi um dos seus temas ao cruzar os auscultadores da família. Mas este tema e este vídeo, correu a minha mente, e conectou com as abordagens sociais que me têm preocupado, e que tenho partilhado com vocês.

Slam ... pancada, barulho , ou simplesmente o " berro " de quem cansou de uma sociedade individualista... e decidiu " passar-se" e comunicar a sua "raiva" com uma exposição publica, provocando o quotidiano social ... á procura de uma Nova Ordem. E mostrar o " seu outro lado"

Como reagem os que observam? uns partilham , outros acompanham a dançam , outros ignoram, e outros "roubam" o pouco que apresentamos.

A musica é um importante veiculo da comunicação , que per si nos diz muito ... fica também mais este tem dos Pendulum ( e a ligação ao seu espaço no mysepace), "Other Side" ... todos o temos, ainda bem. Dois temas , num só.



quinta-feira, 21 de maio de 2009

HARDCLUB

Estando um pouco ausente das noticias relativas ás alterações urbanísticas do Porto , só recentemente tive conhecimento do projecto do renascimento do HARDCLUB no Mercado Ferreira Borges ( ver mais aqui ).
A historia do HARDCLUB vai continuar, e o novo espaço terá uma linguagem artística mais alargada , pois integrará espaços complementares para eventos ligados, ás artes cénicas e plásticas, conferências , seminários, e continuará com o que tem vindo a ser promovido no Mercado Ferreira Borges, os seus eventos culturais, nomeadamente as exposições.
Já correm as notícias sobre as bandas musicais a apresentar a publico, pois o HARDCLUB já faz a sua apresentação virtual, efectua a divulgação musical no "Netlabel", e a promoção de novas banda.
Descubra o novo HARDCLUB ,e estaremos lá brevemente - abertura inicialmente prevista para Setembro de 2009, mas redefinida para 2010.

"INSOLVÊNCIA"




Tentei esquecer este tema , que me têm entrado na mente ... INSOLVÊNCIA ..., mas tenho que o soltar com palavras . Nem a musica , nem a caminhada matinal com a minha cadela, me refrescou as ideias.
Os anúncios , as noticias e as conversas profissionais , não me permite alhear deste facto, pois também ele é SONHOS , sonhos de projectos empresariais que tenho acompanhado , projectos de famílias que também têm os seus sonhos "hipotecados" . Um onda que se materializou em 2006 , com a chamada " crise do subprime", mas que na prática se vinha a construir através de uma ausência de valores nas praticas financeiras.
Hoje , e nestas ultimas semanas , na minha área geográfica , ela está a mostrar a sua força. O tecido empresarial no Norte do país está na falência.
Os nossos governantes têm-se preocupado a agradar a população desempregada , que no ultimo trimestre aumentou 27% ( com duvidas, como vem sendo discutido na Assembleia da Republica ), com formação profissional , as "Novas Oportunidades". Eleições á porta.
Quem vai dar novas oportunidades á população formada e especializada , em que areas , em que contexto empresarial? Quem vai manter o Estado ?
Precisamos cada vez mais de musica, cor e muita inspiração para sorrir.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Mundo Cão - brevemente ao vivo em Braga

Convite para o dia 6 de Junho no Theatro Circo , em Braga , apreciarem os Mundo Cão , na apresentação do seu novo album " A Geração da Matilha" , a rever aqui um dos temas que mais aprecio.
Lá estarei de novo .... fila 4 , central ... espero

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Yoshimoto - Du What U Du



Ainda ao ritmo de dança , gostei da onda desta batida electrónica ... uma proposta com sabor nipónico .

A musica e a dança , um fascínio.

Para ouvir também aqui ou aqui

sábado, 16 de maio de 2009

Enterro da Gata

Ontem estive , com o cartaz dos Xutos e Pontapés.
A banda começou com os temas do ultimo album, mas foram os temas antiguinhos que animaram o pessoal.
Foi um optimo jantar .... e muito boa companhia .... a turminha é muito fixe.
Fez-me soltar as memorias e reviver alguns momentos do passado ....

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Cindy Kat



Estava a precisar de musica .... e encontrei este som
Bem português .... Cindy Kat

Deixa-me ser responsavel pelos teus Sonhos ...

Revejam comigo os outros temas desta banda aqui, ou acompanhando a propostas no final do video , apreciem os videoclips

Adoro sentir o balanço da musica e o ritmo de dança

terça-feira, 12 de maio de 2009

Namibia , Etosha Nacional Park , The Sunset






Não há palavras para descrever o que senti quando presenciava o crepúsculo do Sol na savana do Etosha Pan Park , na Namibia . São fotos tiradas por uma maquina de "uso turístico".

Os sons ,que a natureza partilha, são inesquecíveis e fizeram-me , durante o tempo que lá passei e ainda alguns dias depois, não pretender ouvir nada mais .... não há musica que o homem possa criar que os substitua.








segunda-feira, 11 de maio de 2009

Bojo Mujo - sound of South Africa





I have already come back ... pitty ... yet a little disconnect.


Ainda com Africa ... assunto para mais algumas partilhas.


Agora, só um som quente e solto de Africa .....


Descobri um disco deste grupo, Bojo Mujo , a South African House, numa feirinha de rua em Windhoek, capital da Namibia ...


To listen .... and dance , if you fell good

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Jose Eduardo Agualusa




Este foi um dos livros de minha leitura da ultima semana, bem a propósito . Claro que a procura do escritor não foi ao acaso, pois já conhecia a sua obra, mas não tinha ainda iniciado a sua leitura.
José Eduardo Agualusa, neste livro aborda um tema, que releva um dos pilares da cultura angolana ... nem sei como identificar ... a manutenção , pelos homens, de "multi-famílias", isto é , o angolano , que seja angolano viril, tem sempre a "legitima", e a "segunda" , ou ainda a "terceira" , etc ,com filhos .... dependendo da sua conta bancária. No livro , o protagonista , Faustino Manso, somou 18 filhos , sete viúvas ( pois padeceu ), dispersos pelo território africano ( Angola,Benguela, e Namibia), todas conhecedoras dos seus romances . É acima de tudo um romance sobre mulheres, musica e magia.

Esta é uma realidade , base da cultura africana , e considerada fundamental para a sobrevivência da população. Pois com as diversas guerras e a ausência de homens e a perspectiva de dificuldades dos progenitores na velhice, as famílias numerosas são considerada a sua sustentabilidade pessoal.

Estaria fácil de perceber, se realmente só fosse essa a unica perspectiva , pois faz sentido . Mas a verdade é que, é normal ver em qualquer lugar publico ... presenciei em diversos restaurantes ... o acompanhamento dos " senhores" com uma das "segundas" , uma jovem que na gíria local é apelidada pela " catorzinha". Assim apelidada porque , sem duvida, as mulheres , digo jovens, angolanas ( realidade que estou a presenciar) iniciam a sua actividade sexual e engravidam muito cedo , a partir dos 14 anos. Pois... porque tem sempre filhos logo, logo.... para assegurar a sua sobrevivência.
Ver jovens a carregar os seus filhos ás costas "embrulhado" num pano ( caracteristica do quotidiano africano), a carregar uma bacia plástica com bananas ou ananases, e a vendê-las nas ruas de Luanda , é normalissimo. A antecipação do papel de mãe e a partilha do companheiro , é uma realidade de qualquer classe social socila. Interpelei uma delas , depois de lhe comprar bananas, perguntando-lhe a idade e o numero de filhos , me respondeu que tinha 3 filhos ( um deles ás costas) e a idade de 20 anos.

Este facto é aceite por todas, pois qualquer delas vê a sua sobrevivência neste contexto social ....

O calor africano solta muito cedo a sensualidade do corpo das mulheres ... vê-se e sente-se , na musica, na pintura... muiiiito na dança.
Depois de engravidar , engordam e ficam sem " incentivo", e passam a "exigir" o seu lugar através dos filhos e nas casas e nos automóveis que conduzem , pois "reclamam" comparando-se com as outras.

É estranho, para uma europeia, sentir a forma como todos , homens e mulheres , vêm este papel da mulher.

" Uma mentira, para que funcione, há-de ser composta por muitos verdades" ... frase do próprio escritor , em seu livro.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Luanda - o dia-dia da população

















Luanda



Como não é possível tirar fotografias sem autorização ministerial, procurei descobrir o que mais de perto me permitia mostrar como é a Luanda de hoje. Hoje, porque ainda cá estou.

Talvez esteja a começar pelo parte mais "dura" do meu trajecto , da minha viagem por terras de África, mas têm sido muito forte ... o que me faz sentir com os antagonismos da sociedade angolana.

Não era nada que não estivesse preparada, mas só vivenciando, pois só assim me faz sentir as experiências culturais e perceber como os expatriados ( uma palavra mais "in" para os emigrantes actualmente em Angola) se sentem tão "á toa"... é uma realidade muito dispare de qualquer estratégia económica, que alguma vez aprendemos nos bancos das escolas orientais.

Um transito caótico, partilhado por viaturas caras , as melhores marcas de jipes ( qualquer outro tipo de veiculo é impossível operar ... hup"s , mais um buraco) que ainda não saiu na nossa terrinha, com os veículos de transporte da maioria da população , o candongueiro... aquelas viaturas azuis e brancas , onde mais um, ainda cabe.

Luanda, que no senso de 2007 tinha uma população de 4,8 milhões de habitantes , o dobro de toda a população de um dos seus países vizinhos , a Namíbia, defronta-se com um problema grave de concentração populacional e de muito deficiente rede de infra-estruturas básicas , como a viária e o saneamento. Alem de uma diferenciação social elevadíssima ... as fotografias não mostram ... mas a cidade têm actualmente arranha céus de primeiríssimo qualidade , com apartamentos de tipologias standard, a ser vendidos pelo valor de 1.500.000 dDólares ( americanos .... é a moeda que vale , e está escassa , pois com a desvalorização do Quanza e o aumento das retenções para 30% sobre os activos bancários , dos depósitos junto do Banco Central de Angola, fez escassear a sua mobilidade no mercado), e um parque de arrendamentos que rondam o valor mensal de 12.000 a 15.000 dólares/mês e carecem a liquidação antecipada , á cabeça de 1 ano de rendas, em coabitação ( no outro lado da rua ) dos musseques , instalados anarquicamente e construídos em bloco cinzento e sombrio , sem agua, saneamento e luz ( esta normalmente retirada clandestinamente da rede publica) .... mas com parabólica e um LCD.








PS. voltaremos brevemente .... pois ainda há muito que contar