domingo, 25 de outubro de 2009

Um deles , dos homens , do meu afecto, José Manuel Mendes com "metamorphosis" de Philip Glass




                                      fossem meus olhos
                                      as mãos 
                                      cálidas mãos neste limiar
                                      do fogo


                                      trepadeiras amarinhando
                                      no teu corpo
 
                                      fosse o instante oculto
                                     entre colinas de vento 
                                     e amanhecer


                                     longamente te daria
                                     a faca dos silêncios


                                    a raíz dos pássaros
                                    meu amor


                                   ( fossem meus olhos, Jose Manuel Mendes)


Sinto ainda hoje,  as palavras que sussurraram levemente,  naquela sala de aula de uma escola austera e fria. Foi aquela voz , a do escritor , Jose Manuel Mendes, meu professor de Português. Não era este o poema, era outro , o de uma menina com o meu nome. Gostava que ouvissem a sua voz , próxima ...


Ainda me lembro, recordo com afecto, e desde então acompanho o seu trajecto como escritor e como discreto político.


A musica tem que ser diferente , por um momento ... com Philip Glass "metamorphosis" , como a menina do poema, ou a de hoje.







domingo, 18 de outubro de 2009

O homem visto pela objectiva da câmara de uma mulher, com " My secret friend" de IAMX





fotografias de Sónia Silva , no Olhares.com





 fotografias de Tuta , no Olhares.com

Continuei , durante a ultima semana , é procura do homem das "nossas mulheres" , e procurei saber como o viam as objectivas das câmara fotográficas das mulheres portuguesas, que partilham as suas fotografias nos sites que vamos passando no nosso ecran. Como gosto preferencialmente do Olhares , aí andei.

Fiquei baralhada , pois não só há poucas a colocar fotografias de homens , como a maioria que existem, são trabalhos de fotógrafos masculinos ( bons trabalhos fotográficos, mas que não eram o meu shot ) . Mas deixo-vos duas distintas visões dos homens que Tuta e Sónia Silva reflectiram através do seu trabalho ( identificação dos link's junto ás fotografias).

E porque hoje vi uma reportagem de Helena Sacadura Cabral, que me fez sorrir, quando reconheceu que a vida de uma mulher sem os homens perdia o seu gosto apimentado , perderia a partilha e o afecto que tão importante é para a vida , e decidi colocar aqui um excerto do seu livro " Porque é que as Mulheres Gostam de Homens".

 (…) salvo raras excepções, aquilo que ela busca incessantemente é um amor intenso, profundo, estável e verdadeiro. Numa palavra, gratificante. 
O cérebro pode, até, ter decidido prescindir dele. Por opção. Ou, contra nossa vontade, por acaso da existência. Mas o corpo, esse, para além da satisfação própria, acaba sempre por prosseguir, mesmo que de forma inconsciente, essa demanda cada vez que se entrega. Inclusive na opção religiosa, a mulher busca o amor de Cristo e entrega-lhe o seu próprio corpo.
Marcela confessava-me, um dia, "quantas e quantas vezes não fui para a cama com alguém na esperança de encontrar algo de diferente do que até aí tinha conhecido, algo que me abrisse a porta para aquilo que sempre procurei, e que no fundo se traduz num grande e duradoiro afecto?... Porque é que só o amor pelos filhos e pelos pais é que são incondicionais?" 
Afinal, não será esta a busca que a maior parte de nós faz ao longo da vida uma forma de mostrarmos quanto as mulheres gostam dos homens, mesmo que neles também procuremos uma parte de nós próprias?»


E a minha participação sem musica não faria sentido , procurando sobre o enquadramento deste tema,  surgiu na minha conta no last.fm ,  " My secret friend " de IAMX, e mais uma "snapshot" sobre os secretos amigos das mulheres ... os das memórias e os actuais ...



Deixo um desafio para as mulheres , partilharem a "fotografia" do " seu homem" ... sentido lato , claro ...

Aceitando-se a opinião dos cavalheiros ...

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

au féminin, aux feminism, avec Simone de Beauvoir et Melissa Auf der Maur




Na leitura de uma crónica de Maria Filomena Mónica ( revista do semanário Expresso ), " O macho latino ", em que dizia "Para a maioria dos homens, as mulheres dividir-se-iam entre as que, na cama, são boas, e as que são más", permitiu-me relembrar que, apesar de ser uma leitora atenta da escritora, nem sempre gosto da sua visão estanque da realidade humana , quer dos homens , quer da mulheres.


Foi motivo para me recordar  de  Simone de Beauvoir  , a sua vida, inovadora para a sua época, e a sua proximidade á corrente filosófica do Existencialismo , na companhia de Jean-Paul Sartre .E ainda o seu papel na fundação da Liga dos Direitos da Mulher , onde foi Presidente e umas das principais activistas.


A sua obra , muito cedo reflecte a sua posição em temas como, o direito da mulher ao aborto legal, à prevenção à gravidez e a sexualidade feminina. Os seus livros transmitem a sua conturbada vida amorosa, com Jean-Paul Sartre, com quem em 1937 partilhou um triângulo amoroso  na companhia da sua amiga Olga , designado á época pela "petit famille", ou mais tarde , já com 44, a sua relação com Lanzamann, 17 anos mais novo.


Hoje como é o papel da mulher na sociedade? como vê e é vista pelo homem? Será na condição do "macho latino" de Maria Filomena Mónica ? Ou no papel da mulher objecto como reportam os Rammstein , no seu ultimo video ( que não coloquei , que devem conhecer, senão têm que procurar no seu site oficial)?


Um pequeno visionamento do som de Melissa Auf der Maur... a musica e a mulher que vejo hoje no seu papel feminino e feminista ....



a proposta musical também poderia ter sido PJ Harvey ou Poe ou Betty Ditto "The Gossip" ou ainda Ladytron


Como seria hoje Simone de Beauvoir? 


... Madona , Michaela Obama, Melissa Auf der Maur , ou mesmo Maria Filomena Mónica ...