sábado, 27 de fevereiro de 2010

Marrocos , as cores dos locais , Chefchaouen - Parte II



A Medina 



















A nova cidade , e a sua oferta hoteleira











O azul das vivências das suas ruas , ambulando pela história das Montanhas do Rif, Chefchaouen despertou o motivo da minha ausência, e os contornos da viagem por terras marroquinas.

A luz das ruelas , mesmo em dia de invernia, despertaram os sentidos e tranquilizaram-me a alma. Foi a primeira paragem.




...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Marrocos , as cores do horizonte - Parte I

















Há momentos que as palavras dizem quase tudo , outros que a musica é refém da vivência, mas há locais que a imagem da objectiva da câmara fotográfica poderá transmitir as palavras, a musica, o cheiro e o povo que nos transmite a sua passagem.

Um trajecto de Inverno em terras marroquinas é uma mistura de sensações.

Como as imagens dizem quase tudo, deixo-vos as minhas paisagens , de uma semana de viagem . Ficarão ainda muitas mais na memória da câmara e na minha experiência no momento do "click".

Virão posteriormente outros "takes", outras vivências em Marrocos,  pois há mais motivos para partilha.


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Away , only , or not ...

...






Momentos para vaguear , pois por aqui o ambiente politico , para não falar do económico, está a incomodar .

Voltarei com mais cor.





...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

A ENCRUZILHADA DO PAÍS . Qual Face Oculta?

...




Não tem sido meu propósito abordar neste blog temas da actualidade política , mas não posso deixar de ser mais um cidadão incomodado com o estado que as "orientações" governamentais que têm vindo a publico.

Recentemente temos vindo a verificar movimentações de bastidores políticas, que interferem gravemente no nosso bolso . Manipulações  do poder do Estado nas organizações empresariais que deveriam intervir livremente no mercado. Falamos de organizações que são importantes players económicos e sociais , como a banca, as telecomunicações e a salientar o sector da comunicação social.

Coloco a imagem do Sr. Armando Vara , pelo papel que este teve no folhetim da Millenniumbcp e como em 2008 surgiu "caído do céu" para administrador do maior banco português , depois de um prelúdio de guerra entre accionistas. Pelo seu papel recente no processo Face Oculta, leva-me a pensar que este aí caiu após alguns telefonemas misteriosos. O que é hoje o BCP ?

Só suposições ... será que as poderemos ter ? Pois apesar de todos os dias estarmos  cada vez mais hipotecados á divida externa , também  estaremos hipotecados á liberdade de pensamento e expressão !  ( aqui a referencia ao folhetim Mário Crespo)


Dívida que significa em números "secos" : 

Défice externo vai consumir todo o PIB em 2010 - A evolução da dívida externa portuguesa indica que em 2010 o seu valor igualará o PIB, ficando o país totalmente hipotecado ao estrangeiro. A dívida ao exterior tem vindo a subir continuamente, passando de 7,4% do PIB em 1996 para 90% no ano passado"  ( Sol , 9/1/2009) 


Fica a noticia de Ana Paula Azevedo e Felícia Cabrita, também do Sol ( edição esgotada rapidamente durante este fim de semana ),  que me levou a esta intervenção : 

Onde temos estado ? Que ENCRUZILHADA não temos visto !
Só Medina Carreira vinha questionando? E os outros ? 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

a luz do Sol nas vivências da cidade com Marguerite Yourcenar e o som de " Arms and Sleepers"



...








Percorrer a cidade, sentir a  "luz" das suas vivências, fez-me lembrar as palavras de Marguerite Yourcenar  no seu livro " O Tempo esse grande escultor":

   " Restam-nos do passado poucos sonhos autênticos, daqueles que o sonhador teve a iniciativa de registar á pressa ao acordar".

Ainda por Yourcenar, citando Jeanne de Vietinghoff:

   " Tudo o que parece-me um reflexo, tudo o que faço, um eco distante, e a minha alma procura a fonte maravilhosa, pois tem sede de água pura.
      Passam os séculos e gasta-se o mundo, mas a minha alma permanece jovem; vigia entre as estrelas, na noite dos tempos".

... como eu hoje senti a cidade , a minha origem , Braga



... fica ainda o som de "Arms and Sleepers" , no tema Matador, para vaguear na leveza do tempo, na cidade. 






...