segunda-feira, 20 de abril de 2009

Africa , a outra face






No passado Domingo, o comentador politico e prof universitário, Jaime Nogueira Pinto
dizia , no programa da RTP2 Olhar o Mundo , " há um desrespeito das condições humana em Africa" porque "os regimens que acabam por lá nascer, não são democráticos" e ainda " há imposições de modelos dos países ex-coluniais". Sem duvida , vemos o que se tem passado , na ultima decada, aos regimens do Ruanda, Sudão, Serra Leoa , onde os grupos rebeldes que tomaram o poder, mataram e violaram crianças e mulheres e as forçaram á escravatura.... e deixamos continuar

Esta é a outra face de África , que é esquecida globalmente e vista como um parente pobre da globalização, onde a diferença entre os ricos e os pobres é um abismo de interesses ... institucionalmente intocável.

Têm sido organizações de voluntários, como a Acumen Fund , fundada por Jacqueline Novogratz que, com um gesto de filantropia, com intervenção social de proximidade, e impacto junto das populações locais , procuram criar raizes empresarais . Indo alem da tradicional e clássica filantropia.
Esta organização começou com a sua visita ao Ruanda , para implementação de um programa de microcredito às mulheres das populações desfavorecida, tendo actualmente como objectivo mostrar , tal como ela descreve na apresentação do seu livro , The Blue Sweater, " how traditional charity often fails, but how a new form of philanthropic investing called "patient capital" can help make people self-sufficient and change millions of lives ... to grant dignity to the poor and to rethink our engagement with the world." .

Ela tem vindo a demonstrar que é possivel juntar "fundos pacientes" e promover a mudança na forma de ver Africa.







Precisamos que as crianças sorriam

2 comentários:

Hugo Macedo disse...

Valeu a pena passear por este teu canto. Muito agradável, sem dúvida...vou tornar-me assíduo, se me permites.

Obrigado também pelas visitas :)

H. M.

elsafer disse...

you will be always wellcome ...

;)