quinta-feira, 21 de maio de 2009

"INSOLVÊNCIA"




Tentei esquecer este tema , que me têm entrado na mente ... INSOLVÊNCIA ..., mas tenho que o soltar com palavras . Nem a musica , nem a caminhada matinal com a minha cadela, me refrescou as ideias.
Os anúncios , as noticias e as conversas profissionais , não me permite alhear deste facto, pois também ele é SONHOS , sonhos de projectos empresariais que tenho acompanhado , projectos de famílias que também têm os seus sonhos "hipotecados" . Um onda que se materializou em 2006 , com a chamada " crise do subprime", mas que na prática se vinha a construir através de uma ausência de valores nas praticas financeiras.
Hoje , e nestas ultimas semanas , na minha área geográfica , ela está a mostrar a sua força. O tecido empresarial no Norte do país está na falência.
Os nossos governantes têm-se preocupado a agradar a população desempregada , que no ultimo trimestre aumentou 27% ( com duvidas, como vem sendo discutido na Assembleia da Republica ), com formação profissional , as "Novas Oportunidades". Eleições á porta.
Quem vai dar novas oportunidades á população formada e especializada , em que areas , em que contexto empresarial? Quem vai manter o Estado ?
Precisamos cada vez mais de musica, cor e muita inspiração para sorrir.

2 comentários:

Nuno 'Azelpds' Almeida disse...

A situação não está nada fácil, seja para que lado for, numa suposta crise que só quem é cego é que não sabia que ela já existia anos antes, invés de só agora por estar na 'moda', por ter aparecido finalmente nas notícias e telejornais, tal como o aquecimento global e outras questões diga-se. Só quando apetece à comunicação social é que os problemas passam efectivamente a existir aos olhos de algumas pessoas, e há quem se aproveite disso depois, como se tem visto.

Curiosamente, serei um dos que irá começar em breve um dos tais cursos das Novas Oportunidades, que já existiam antes da época de eleições. Acho saudável, serve como uma mais valia e as pessoas ocupam o seu tempo a fazer algo proveitoso, o que não quer dizer que venham a ter emprego depois, já para não falar que as vagas em si para os cursos não são assim tantas.

Mas até lá, ocupam o tempo, cabeça, não andam como bolas de ping pong e à deriva, porque há que esteja muito perdido(a).

:)

elsafer disse...

Azelpds:
Hj revi o comentario e achei que deveria aqui deixar uma nota, pq ontem vi os comentarios sobre o debate na Assembleia da Republica , das propostas dos partidosapresentam ao Governo para apoio ás PME"s.
Era a esse apoio que eu referia... q devería existir em consonancia com a formação profissional, pq se actualmente já não onde obsorver a população activa , brevemente não haverá PME"s para colocar os profissionais formados. A politica governamental tem que ser integrada , perdendo valor se assim o não for feito.
Apareceu aqui uma escrita , que não aparece no teu blog ... precisamos que se fale do que está mal ...
:)