sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dharavi Slum in Mumbai, como fervilha

fotógrafo , Martin Phrihoda, recomendo que vejam aqui o seu blog


Há momentos que preciso perceber o mundo , sentir como os povos se constroiem , no contexto económico e social , e claro perceber as suas dicotomias com a minha realidade, deste canto da Europa.

África é a minha prioridade , como já o fiz passar neste blog, mas a Índia , pela minha proximidade á prática de yôga, e ao seu papel no contexto económico de crise mundial , sendo um dos mais fortes países emergentes ( será que se pode ainda assim considerar?), depois da China , e como tal, um dos 4 países integrados no grupo dos BRIC, tem vindo a mostrar-se ser um pilar importante á retoma mundial .

E daí, só isso ? Pois ... falar deste país , será falar também das diferenças económicas e sociais, do crescimento dos grandes centros urbanos, que se desenvolveram sem condições de albergar o ritmo de crescimento demográfico. Será o exemplo de Dharavi, um bairro com mais de 18.000 numa área de 0,4 ha. Está localizado numa zona previlegiada de Mumbai , com acessos pelas duas principais vias férreas de acesso ao resto da cidade e a todo o País.É sem duvida um território a requalificar , para melhorar as condições de habitabilidade da população. Mas pela sua localização , as propostas apresentadas pelo poder politíco não tem agradado a população.

Nesta cidade, dentro da grande metrópole, há tudo ... toda a industria e comercio necessária á auto-suficiência da população, está lá.. e é a principal fornecedora do País e do mercado internacional , albergando áreas de negócio como a marroquinaria, a cerâmica, a textil, e várias actividades do ramo alimentar. Dharavi faz a reciclagem do seu lixo, pois qualquer negócio , qualquer meio para manter o sistema produtivo e habitabilidade é aproveitado para criar emprego ... não há fome, não há miséria ... mas há doença por falta de condições sanitárias.

Todos os sistemas de entreajuda funcionam ... até o sistema bancário. Este é operado por mulheres, realizado " porta a porta".Estas fazem " in loco" a recolha de fundos e concessão de crédito , também conhecido por microcrédito. Microcrédito pelo montante envolvido e pelo seu cariz social. Este é escriturado em "livros" manuais e contabilizados em placares em " lousa". Prima a confiança nas práticas. Práticas que os Bancos tradicionais tiveram que imitar.

Some call the Dharavi slum an embarassing eyesore in the middle of India's financial capital. Its residents call it home.


Mumbai'S Way (2008) - Trailer from DDR on Vimeo.


15 comentários:

vieira calado disse...

Quase como uma reportagem.

Gostei das nuances.

Bom resto de Domingo.

Luis Miranda disse...

Olá

É também um pais(podia ser um continente),que a mim me fascina...pela sua cultura riquissima que se exprime nos trajes,nas danças,enfim em todos os rituais...

Julgo que é um pais em que as pessoas começam a entender o que significa partilhar..

Bjo

elsafer disse...

Olá Vieira de Castro , já passei pelas suas "estrelas" ... o tema que aqui abordei inspirou-me a pesquisa , gosto de temas de cariz económicos e socais ... volte sempre ...
Sem duvida Luís , este é um exemplo de uma boa prática , em que a economia popular de partilha permite a sobrevivência mesmo em condições muito desfavorecidas ... até breve

paranoias disse...

sempre que quero algo de novo aqui venho...
Bjos

José Leite disse...

Países emergentes? A maioria da população vai imergindo enquanto a elite, essa sim, emerge!

Alexandra Sousa disse...

tinhas razão! gosto muito!
:) beijo, Xana

elsafer disse...

Olá rouxinol :
é verdade a forma como aborda a palavra "emergente", trantando-se ela de uma qualificação económica atribuída aos países em inicio de desenvolvimento ... esta não significa que seja efectuada com igualdade de distribuição dos rendimentos ...este caso que apresento é um facto desses, de desigualdade, mas tb é um exemplo em como a população desfavorecida sobrevive com dignidade ( na favela brasileira não o acontece), criando uma economia local auto-sustentada.
apareça para trocarmos ideias
Amigas "paranoia" e Xana:
um beijo grande

filipe brito disse...

foste ver micro audio waves?

elsafer disse...

ola filipe brito:
não sintonizei o que me pergunta ...?

elsafer disse...

Filipe brito: a dica dos "micro audio waves" é mt boa , só não percebi o sentido ...
;)

filipe brito disse...

perguntei apenas se tinhas ido ver o concerto ao theatro circo no dia 4 de setembro.

elsafer disse...

Olá F Brito ... não fui , tenho andado ausente da programação do Theatro Circo ... férias , talvez ...
espero que para a próxima dica interessante eu esteja atenta ... merci

sonjita disse...

Tenho na Índia um destino de sonho... do meu sonho, claro... atrai-me de uma forma que não posso explicar!!!

Um dia... um dia, lá irei!


BJKa

Pi disse...

A índia foi a minha viagem de sonho, mas é um país muito forte, de contrastes muito marcantes. Ou se ama ou se odeia.

A mim, fascina-me...

Um beijo,

elsafer disse...

Olá Pi
A India tem uma cultura ancestral , com uma riqueza de valores e práticas ... a realidade que reporto faz relevar esses princípios básicos da sociedade...
eu faço prática de yôga , pelo que agrada-me os seus costumes
bem vinda ...