domingo, 25 de outubro de 2009

Um deles , dos homens , do meu afecto, José Manuel Mendes com "metamorphosis" de Philip Glass




                                      fossem meus olhos
                                      as mãos 
                                      cálidas mãos neste limiar
                                      do fogo


                                      trepadeiras amarinhando
                                      no teu corpo
 
                                      fosse o instante oculto
                                     entre colinas de vento 
                                     e amanhecer


                                     longamente te daria
                                     a faca dos silêncios


                                    a raíz dos pássaros
                                    meu amor


                                   ( fossem meus olhos, Jose Manuel Mendes)


Sinto ainda hoje,  as palavras que sussurraram levemente,  naquela sala de aula de uma escola austera e fria. Foi aquela voz , a do escritor , Jose Manuel Mendes, meu professor de Português. Não era este o poema, era outro , o de uma menina com o meu nome. Gostava que ouvissem a sua voz , próxima ...


Ainda me lembro, recordo com afecto, e desde então acompanho o seu trajecto como escritor e como discreto político.


A musica tem que ser diferente , por um momento ... com Philip Glass "metamorphosis" , como a menina do poema, ou a de hoje.







16 comentários:

Leo disse...

E de repente, Elsa, uma ventania medonha, as árvores despindo-se, o Outono cobria-te os ombros, remei para o cais, remei, doíam-me os músculos, como me doíam os músculos, remei, remei, o barco ia voltar-se, a folhagem despenhando-se sobre ti vestida de azul...

LN disse...

Bom poema, boa música. Bom tudo, mãmã.

:)

elsafer disse...

Olá Leo: inspirado ! permitiu sair da sala de aula e sentir a natureza, o som da água e o cheiro do Outono... metamorfose dos sentidos ( quase visionei as palavras de Miguel Torga)

LN : estou capaz de aceitar a tua adopção, é um afecto muito profundo ... mas , o mais adequado seria o "mentoring", que achas?

PAS[Ç]SOS disse...

Sejam as mãos metamorfoses dos olhares em melodia… soltem-se os afectos em campinas de memórias, onde o coração bebe sorrisos nas raízes dos tempos.

elsafer disse...

ola´Pas(ç)os: continuo atenta ás tuas palavras , são uma delicia...
és sempre bem vindo
:)

Pi disse...

Bonita a conjugação do poema com a música. e adoro Philip Glass.

um beijo,

liliana_lourenço disse...

Bonito poema.

E bonita música.. gostei bastante!

Vou já procurar mais algumas coisas no youtube. Soube-me mesmo bem ouvir. :)

**

elsafer disse...

Pi : sem duvida... tenho esta referencia , deste video , desta pianista , e da composição de Philip Glass , há mais de dois anos... bem guardado ...
deixo-te mais dois nomes Michael Nyman e Wim Mertens

Lilliana : é um pouco diferente do que partilhamos no Azelpds ... mas é uma delicia

Spark disse...

Palavras fortes…
A vida é repleta de memórias, histórias e de momentos marcantes, que nos acompanha bem dentro do nosso coração.
Gostei mto desta partilha ao som desta adorável musica! :)

Beijinho

elsafer disse...

Spark: que bem ;) ... é um prazer esta partilha

elsafer disse...

Spark: que bem ;) ... é um prazer esta partilha

arrssousa. disse...

Peço desculpa, mas não percebi a parte de "Aveiro".

Belo post. Lindo poema!

elsafer disse...

olá arrssousa: já deixei a explicação ao "Aveiro"... tb gostei do que vi pelo teu blog , e achei giro estarmos tão perto ... tenho boas memórias com Vila Verde

Luz disse...

Os olhos como as mãos..., no corpo no instante oculto..., num amanhecer de vento..., em que o silêncio seria a raíz de todo o amor que se doaria...

Obrigada pelo momento também de sonoridade.
Há um presente num dos meus espaços, no www.atomovida.blogspot.com

Bjnhs com muita Luz

Luis Miranda disse...

Olà Elsa

O Poema e a Música enquadram-se perfeitamente...o som calmo e doce do piano transmitem tranquilidade,sossego...

O Poema também muito Bonito...agradeço te a partilha destes momentos de Arte.

Bjo

Luis Miranda

arrssousa. disse...

Pois, mas é uma coisa que toca a todos, e a qualquer momento pode chegar. E a única coisa que nos resta fazer é, infelizmente, aceitar.
Longa vida a esse animal (: