terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Estamos em rede. Comunicamos. Somos anónimos ... "My Tribe", Spleen United








Tenho, há algum tempo, vindo a reflectir  sobre as redes sociais, e como comunicamos quando colocamos uma postagem neste cantigo dos blogues.


Uso postagem com um objectivo de recriar o pequeno postal ilustrado, e percepcionar a nossa rede, esta  onde hoje me encontro comunicando, como um quase infinita teia de postais ilustrados . Os postais que criamos com as palavras, as imagem ( sempre presente ) ,  a musica ( mesmo quando não tem qualquer som audível ),  e com o que sentimos .


Sim , principalmente o que sentimos , pois comunicamos sempre sobre algo que nos chama a atenção , que nos promoveu o impulso para transmitir
... a alguém que estará do outro lado do ecran,
... pois nunca estamos sós , mesmo quando pretendemos transmitir a nossa solidão
... estamos em rede.


Seremos anónimos! pois ... apesar de estarmos a transmitir uma imagem de nós , que pode começar por um simples "avatar", ela é o nosso reflexo, num espelho que recriamos a partir de nós, e lhe vamos pintando uns traços, uma cor, uma infinidade de pequenas lembranças e memórias.
Com a tela ,vamo-nos aproximando de um grupo de participantes, com quem nos identificamos e vamos partilhando os nosso interesses. Seremos uma tribo?


Aí vai o motivo desta abordagem , fui convidada há mais de um mês ( hum , já foi em 30 de Outubro), pelo blogue  " Atomo Vida - Um sonho "  com este selo: 






pelo que terei que corresponder a estes 4 item:


1. Escrever uma lista com 8 características
2. Convidar 8 bloggers para receber o selo
3. Comentar no blog a quem dou o selo
4. Comentar no blog de quem escolheu


Andei até hoje a rodear estas perguntas , começando a falar de postais , e a não conseguir definir a minha pintura, a que recrio no meu espelho .


Pois ... sou atenta, versátil, energética, fresca (coisa das filhas) , participativa , sargento :), alguns dizem  ... ainda falta uma , bem ... comunicadora, pois venho falando de "sonhos" , tal como a Luz ( Atomo Vida)  , a quem agradeço o convite .


Quanto ao ponto dois , depois de algumas voltas , elegi os blogues que ao longo do tempo me foram cativando e os postais ilustrados que tem vindo a reflectir uma personalidade própria. Estão por ordem temporal na história do meu blog, e como eles foram surgindo conectando-me ao seu tribo.




Criei mais um blog , novas pinceladas ,  para alargar a tribo e para pequenas intervenções . Está também indicado na barra aqui ao lado , apareçem por lá .





Vários artigos surgem sobre as redes sociais , e a sua utilização para o Webmarketing ... este foi o segundo motivo para este tema , recebi uma mensagem no email do blogue , para participar num inquerito online do Whohub.
Vejam este , ou apreciem o blog de Paulo Querido




5 comentários:

Diogo C. disse...

Primeiro: Obrigado pela apreciação, mais importante.
Depois, continuo a agradecer mas não vou «fazer» essa corrente no meu blog. Ou continuar a corrente. Acho essas coisas que se fazem na blogsfera inúteis e nem tenho tempo sequer. Se as pessoas se querem unir, saiam à rua.

elsafer disse...

Olá LN:
sabia que era essa a tua resposta , pois também não me foi fácil e procurei dar uma visão diferente á proposta que me fizeram.
é muito importante as redes pessoais de rua , pois basta ter um sorriso para captarmos o seu feedback, e iniciarmos uma conversa. estive sempre ligada á actividade comercial e sei quanto isso é importante.
mas ao estarmos aqui acabamos por criar um contacto escrito, que pode não ter resposta, mas nos ajuda a perceber as nossas ideias. mesmo sem resposta .
nunca escrevi um livro mas imagino que no escritor haja esse sentimento.
tu assim o fazes, partilhas as tuas ideias.

A Respigadeira disse...

Interessante esta reflexão! Já Michell Maffesoli defende que estamos a entrar num novo paradigma cultural e, contrariando os traços da Modernidade que se impõe, a adoptar estilos de vida mais hedonistas e dionisíacos em relação ao mundo.
Surge então novas formas de tribalismo que é entendido como a expressão cultural que reúne os indivíduos em torno de grupos de identificação como, a título de exemplo, o futebol, velhas e novas religiões e as redes sociais.
Nas redes sociais, as escolhas, a subjectividade dos pensamentos e sentimentos de cada um fazem parte de um universo compartilhado que, por seu lado, faz parte de uma produção imaginária individual e colectiva.

Vou já entrar no teu novo blogue!


Beijo

elsafer disse...

olá Clara:
o conceito tem origem na sobrevivência do homem, para se defender , para conquistar espaço , para de demarcar o território.
hoje é um espaço muito mais mental , sem duvida , mas que não deixa de ser de sobrevivência
o outro blog é para as conquistas do quotidiano, para as minhas pequenas revoltas sociais

bem vinda

Luz disse...

Olá elsafer,
Quero agradecer o teres aceite este desafio, mas quero dizer que quando lanço estes desafios que também recebo e, agradeço, não é obrigatório que outros tenham que o fazer também. No fundo, é mais uma forma de interacção neste meio cibernauta e, aqui digo, quem dera que no meio virtual tudo fosse como estes pequenos desafios, mimos, pois há tanto neste meio nocivo e, que só faz mal a muitas cabeças. Inclusive há blogues que nunca deviam ser criados, mas respeito e cada um é livre de abordar o que entender, no entanto, tenho a minha posição.

Quanto à abordagem do assunto, gostei muito.

Uma vez mais agradeço, não coloquei em post porque já o tinha feito, mas o agradecimento está lá no selo :)

Abraço de Luz