terça-feira, 30 de março de 2010

Um pequeno registo , para esquecer a preguiçosa Primavera


....




técnica: aguarela



técnica : pastel

O tempo chuvoso,  persistentemente sombrio ,  fez-me sentir a vontade de acolher as "primárias" técnicas , o  tactear das barras de pastel ou os espaços vazios ,voluntariamente deixados, entre o colorido de uma aguada.

Fica , para vocês,  mais um registo do meu arquivo,  das minhas pequenas leviandades artísticas.

7 comentários:

Luz disse...

Olá elsafer,
Estou cada vez mais apaixonada por estas experiências artísticas que são extraordinárias, gosto muito e, quero ver mais! Confesso que me deixou aqui com o bichinho e, apetece-me ir pegar mas minhas tintas, nos pincéis, na tinta da china, no papel esquisso, fazer as telas, sei lá..., voltar a desenhar a pintar, já lá vão tantos anos..., mas tenho saudades!
Um dai imagino-me num sótão apenas dedicada à escrita, pintura, música, livros, filmes..., cultura, arte; tudo o que alimente a alma.

Agora quero dizer-te que tens dois selos no meu animalucemia, é só pegares se quiseres :)

E continua esta partilha!

Bjo de Luz

elsafer disse...

Olá Luz

porque a pintura a óleo me "prende" mais tempo , vou fazendo pequenos ensaios com outras técnicas , permitindo-me divagar em temas do quotidiano.
raramente estou parada sem observar e desenhar.
esta é um belíssimo conforto á alma ... sem pretensão de artista , simplesmente compensar os raciocínios lógicos e pragmáticos da profissão .
sabe bem desenhar e pintar , percebo a inspiração que sentiste.

agradeço a disponibilidade dos teus selos

bj grande para ti

Diogo disse...

Tinha comentado já nas pinturas a óleo, mas parece que houve qualquer coisa que falhou ao enviar, mas...

gosto muito, dos óleos e destas aguarelas, embora prefira a aguarela mais luminosa e não tão saturada, impenetrável. :) Mas gosto do traço, do pormenor, da dedicação, natural, da luz e do tratamento, e olha que eu nem sou fã do mimetismo puro, como deves depreender.

Bjs, continua a mostrar as tuas experiências.

elsafer disse...

Olá Diogo:
realmente senti a tua falta nos comentários ás pinturas a óleo .
sou muito leiga nestas artes e é a proximidade da forma que me tem captado a abordagem das técnicas. tem sido um percurso de pesquisa e aprendizagem muito individual.
também aqui sou objectiva.
libertar-me do realismo da minha perspectiva de enquadramento será o meu desafio. ou não ...

Diogo disse...

Será um desafio, sim, mas é um desafio muito importante para cimentar a qualidade semântica da arte/pensamento, na minha opinião... e nem precisas de te libertar por desenhar, traçar, riscar, pintar, de uma forma consciente abstracta mas que não gestual é gestual nem surge do acaso.

Podes começar por simplesmente improvisar, dar «aparência de», experimentar é a ordem, viajar... sem importar com o resultado final, isso logo se vê, e daí virá a expressividade. Desses pedacinhos a outros, é como bordar. Isto é, muito sucintamente, como vejo o processo criativo. Ou parte dele, Uma «alietoriedade consciente» sobre um tema, um estado de consciência, uma pessoa/facto, mensagem... arte é tudo, desde que não se veja, para mim.

Diogo disse...

Mas hey, continua a fazer «fotografias», no naturalismo, e a procurar posições ao representar, como se vê naqueles óleos abaixo, porque tens talento,tacto e o mais importante, sensibilidade.

Luis Miranda disse...

OLÀ

PARABENS,por toda esta Arte

Bjo

Luis Miranda