quinta-feira, 8 de outubro de 2009

au féminin, aux feminism, avec Simone de Beauvoir et Melissa Auf der Maur




Na leitura de uma crónica de Maria Filomena Mónica ( revista do semanário Expresso ), " O macho latino ", em que dizia "Para a maioria dos homens, as mulheres dividir-se-iam entre as que, na cama, são boas, e as que são más", permitiu-me relembrar que, apesar de ser uma leitora atenta da escritora, nem sempre gosto da sua visão estanque da realidade humana , quer dos homens , quer da mulheres.


Foi motivo para me recordar  de  Simone de Beauvoir  , a sua vida, inovadora para a sua época, e a sua proximidade á corrente filosófica do Existencialismo , na companhia de Jean-Paul Sartre .E ainda o seu papel na fundação da Liga dos Direitos da Mulher , onde foi Presidente e umas das principais activistas.


A sua obra , muito cedo reflecte a sua posição em temas como, o direito da mulher ao aborto legal, à prevenção à gravidez e a sexualidade feminina. Os seus livros transmitem a sua conturbada vida amorosa, com Jean-Paul Sartre, com quem em 1937 partilhou um triângulo amoroso  na companhia da sua amiga Olga , designado á época pela "petit famille", ou mais tarde , já com 44, a sua relação com Lanzamann, 17 anos mais novo.


Hoje como é o papel da mulher na sociedade? como vê e é vista pelo homem? Será na condição do "macho latino" de Maria Filomena Mónica ? Ou no papel da mulher objecto como reportam os Rammstein , no seu ultimo video ( que não coloquei , que devem conhecer, senão têm que procurar no seu site oficial)?


Um pequeno visionamento do som de Melissa Auf der Maur... a musica e a mulher que vejo hoje no seu papel feminino e feminista ....



a proposta musical também poderia ter sido PJ Harvey ou Poe ou Betty Ditto "The Gossip" ou ainda Ladytron


Como seria hoje Simone de Beauvoir? 


... Madona , Michaela Obama, Melissa Auf der Maur , ou mesmo Maria Filomena Mónica ...



13 comentários:

Luis Miranda disse...

Olà

A visão desses "machos" é só "conversa"..
... O Homem que entende e soube ou sabe o que é gostar de uma Mulher nunca pensara assim.

Bjo

Pi disse...

interessante pensar como seria hoje a Simone de Beauvoir, mulher que também me marcou muito com os seus livros,
apesar de eu não me considerar lá muito femininista...

Um beijo,

PS. e adoro a PJ,

elsafer disse...

Olá Pi : também não gosto do conceito de feminismo , pois tem uma carga de diferenciação ... prefiro pensar em feminino , com "glamour" e inteligência ... :)

Hoy Luis: as mulheres devem ser tratadas como uma flor, muito gostamos que nos cultivem e quando nos colhem saibam sentir o nosso cheiro ... ;)

Luis Miranda disse...

Olá Paleta de Sonhos

Tens razão a mulher é como uma flor,que deve ser tratada todo os dias com carinho e amor.

Bjo

A Respigadeira disse...

Tens toda a razão, o feminismo tem, actualmente, uma carga muito negativa porque o seu significado foi manipulado ao longo dos tempos pelas sociedades. Ser feminista não é queimar sotiens na praça pública ou, pior, rebaixar/discriminar os homens. Ser feminista é lutar pela igualdade dos direitos das mulheres, mas também pelos direitos das crianças, idosos, homossexuais, pessoas portadoras de deficiência...
Se Simone vivesse na sociedade actual, não centraria o seu discurso só no dualidade mulher vs homem, mas centraria a sua visão nos que são marginalizados pela sociedade só porque são diferentes.


Beijinhos


PS: Sim, sou feminista! :-D

Milhita disse...

Seria um reflexo de cada mulher que, em sonho e alma se julga capaz de ser mais. Seria palavras que deixamos em esboços do que somos, sendo ainda mais.
Gosto muito dela.
E gostei de visitar este espaço

Spark disse...

Concordo plenamente com a Clara! E acho que está tudo dito…

:)

elsafer disse...

Olá Clara e Milhita: perdemos-nos por vezes nos conceitos e esquecemos a essência ..

Spark: ... nós , as mulheres , gostamos de vos ver por perto ... partilhar a diferença

elsafer disse...

Olá Clara e Milhita: perdemos-nos por vezes nos conceitos e esquecemos a essência ..

Spark: ... nós , as mulheres , gostamos de vos ver por perto ... partilhar a diferença

Luz disse...

Simone de Beauvoir, figura marcante, gosto dos seus escritos. E quanto a Sartre, gosto e lembro um trabalho de seminário que fiz na licenciatura sobre uma das suas obras "O Ser e o Nada", adorei.
Quanto ao feminismo, não, não defendo, defendo sim o feminino, defendo que sendo homem e mulher seres humanos com os mesmos direitos serão sempre diferentes não num sentido de inferioridade ou, superioridade, mas diferentes e por isso se completam. O feminismo é negativo e, não gosto desse conceito e nem sou nada de feminismos, mas sim feminina :)
E hoje Simone de Beauvoir iria fazer uma abordagem diferente, centrar-se-ia em outros parâmetros ainda que não abdicasse das suas convicções.
Quanto aos homens, os que o são mesmo com "H" não são os machos, esses não sabem nada do que é uma Mulher :)

Bjnhs

elsafer disse...

Olá Luz: concordo plenamente ...

Leugim Hope disse...

Pois, as mulheres inteligentes, autonomas, origem da vida mas que cada vez mais se esquecem de algo vital: primeiro que tudo são animais racionais e femeas com tudo de belo que uma femea é!! as mulheres sempre dominaram tudo e todos até porque todos tivemos mae! Mas existe cada vez a tendencia da mulher nao querer ser mulher e femea para se tentar igualar ao homem quando sempre lhe foi superior!
Sempre gostei de mulheres que se cuidam mesmo depois de ter percebido que se arranjam para as outrs mulheres e nao para os homens.

elsafer disse...

Olá Leugim Hope:
bem ... arranjo-me e penso para e por mim ,seja qual for o contexto , pois é isso que me faz sentir eu ... como mulher,profissional , colega, companheira, amante e principalmente como mãe , que educa ... tu sabes
;)
bem vindo , espero que voltes